segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hospitais devem 727 milhões a fornecedores

A dívida vencida do Serviço Nacional de Saúde aos fornecedores está finalmente calculada: é de 908 milhões, 727 deles nos hospitais EPE. O Governo promete saldá-la até ao fim do ano sem gastar «nem um cêntimo a mais para a Saúde», refere o «Jornal de Notícias».
Ainda que não totalmente, começa a levantar-se o véu sobre a dívida da Saúde. Mas o Ministério continua a calar o total devido, preferindo oficializar apenas a parte que causa o maior engulho ao sector: a dívida que está por pagar há mais de 90 dias. E resulta quase toda das dificuldades dos hospitais com gestão empresarial (EPE, que já são a grande maioria e representam 90% do número de camas e do volume financeiro do sector hospitalar público). Dos 1150 milhões de euros que estes deviam em Setembro, 727 são a mais de 90 dias, sendo o restante a dívida corrente que se vai regularizando dentro do prazo.
Do seu lado, os hospitais que ainda estão no sector público administrativo (SPA) devem 164 milhões a mais de 90 dias, enquanto a dívida vencida dos serviços centrais da Saúde está nos 17 milhões.
Fonte: Agência Financeira

Sem comentários: