sábado, 3 de janeiro de 2009

Máximos na carga fiscal demonstram o aumento da eficiência

O Ministério das Finanças considerou hoje que os dados estatísticos que demonstram que a carga fiscal dos portugueses está em máximos de pelo menos 13 anos mostram ganhos de eficiência da administração fiscal no combate à fuga de impostos.

«Os números do INE confirmam o aumento da eficiência da administração fiscal no combate à fraude e à evasão fiscais, uma vez que, apesar de se terem mantido os níveis gerais de tributação, aumentou o volume dos impostos efectivamente pagos», disse hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

Os dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgou revelam que a carga fiscal dos portugueses aumentou em 2007 pelo terceiro ano consecutivo, encontrando-se em máximos de pelo menos 13 anos.

Os mesmo dados mostram que no ano passado a carga fiscal (valor dos impostos e contribuições sociais sobre a riqueza produzida) estava nos 37,5 por cento, mais 0,7 pontos percentuais do que em 2006, um aumento se «insere numa tendência que se verifica desde 1996», diz o INE, , acrescentando que a tendência foi interrompida em 2001 e em 2004.

«Há mais contribuintes cumpridores e menos incumpridores«, reforçou o Ministério das Finanças.


Fonte: Dinheiro Digital

Sem comentários: