segunda-feira, 27 de julho de 2009

Queda dos juros 'poupou' 4100 euros às famílias

Num ano, a taxa de juro a seis meses desceu 75%, o que permitiu às famílias portuguesas poupar 4100 euros, segundo uma simulação do DN. Em Agosto, a prestação de um empréstimo de 150 mil euros vai ficar em 572 euros; há um ano era de 914 euros.

As taxas de juro do crédito à habitação não param de descer, com os portugueses a beneficiarem de reduções nas suas prestações mensais. Segundo uma simulação feita pelo DN, as famílias pouparam 4100 euros, num ano, graças à queda da Euribor para novos mínimos históricos.

Quem for contrair um novo empréstimo em Agosto irá pagar uma prestação de 572 euros, menos 342 euros que o valor que ficaria a pagar caso tivesse feito o mesmo crédito há um ano. Este valor é válido para um empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, considerando um spread de 1%.

Esta poupança considerável no bolso dos portugueses deve-se à redução de 75% da taxa Euribor a seis meses desde Julho do ano passado, altura em que estava nos 5,148%. Esta taxa está hoje nos 1,229% e, apesar de ainda faltar uma semana para o final do mês, já há uma certeza - os empréstimos vão voltar a baixar.

A forte descida nos créditos à habitação reflecte a queda acentuada das Euribor desde meados de Outubro do ano passado, acompanhando os sucessivos cortes na taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE).

Dos 4,25%, a taxa directora caiu para os actuais 1%, não sendo de esperar novas descidas. Mesmo assim, a Euribor a três meses já está abaixo desta fasquia, desde 10 de Julho, estando a média mensal nos 0,995%, um novo mínimo histórico. Quem contraiu um empréstimo à habitação com esta taxa têm agora uma prestação 342 euros mais baixa do que em Julho do ano passado, quando chegou a 554 euros, altura em que a Euribor estava a 4,961%. Num ano, esta descida traduz-se numa poupança de 4053 euros, já que a queda anual desta taxa é de 80%.

Quanto ao mês anterior, as taxas de juro apresentam também uma queda significativa: 14% na Euribor a seis meses e 19% na Euribor a três meses. Traduzindo em euros, trata-se de poupanças mensais entre os 15 e os 17 euros, a taxa, segundo a simulação do DN.

Para alguns analistas, as taxas de juro deverão manter-se baixas nos próximos meses, já que a recente queda se deve a uma injecção de liquidez realizada pelo BCE e estão programados novos leilões de fundos por parte da entidade liderada por Jean-Claude Trichet.

Apesar de milhares de portugueses estarem a beneficiar da queda dos juros, pagando uma prestação da casa menor no final do mês, dificilmente os consumidores que forem contrair um novo empréstimo vão beneficiar da condições tão favoráveis como faria supor à primeira vista. É que, devido à crise financeira mundial, a maioria dos bancos aumentou os seus spreads, encarecendo assim o valor a pagar todos os meses e diluindo o efeito de descida das Euribor.

Ao mesmo tempo, e devido aos problemas de liquidez das famílias portuguesas, com o crédito malparado a crescer de mês para mês, as instituições bancárias estão com critérios mais rigorosos na concessão dos créditos, nomeadamente no que diz respeito à avaliação dos imóveis e dos riscos associados ao empréstimo. Hoje, é quase impossível, por exemplo, um financiamento a 100%.

Por outro lado, são poucos os portugueses que arriscam, numa altura de recessão, comprar uma casa ou fazer um novo crédito, devido à instabilidade sentida actualmente. Por muito que os preços das casas sejam tentadores.

Fonte: Diário de Notícias

2 comentários:

Antonio disse...

Encourage other
Give the encouragement that you would like to receive and you will receive back double the encouragement you gave.
W hen you need to offer your encouragement encouragement to another person. There is nothing more that can raise you - with all certainty - than the disciplined effort to lift others.

When you focus only on their own problems and challenges, this puts him in a state of mind and not frustrating. But when you turn your attention to assist other amidst the challenges they face, you become more positive and efficient.

When you realize that you are feeling sorry for yourself, it's time to immediately redirect their energy. Turn it into compassion for others. There will always be something you can do to raise others that are around them, and in so doing you will increase its reserve of encouragement.

VC TO HAVE A WONDERFUL AND BEAUTIFUL DAY WITH MANY ACHIEVEMENTS.
Godspeed.

http://noticiasjornaistv.blogspot.com/
http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

Desentupidora MInaslimp em BH 31 3428-3900 disse...

www.implimp.com.br
31-34283900 31-3422-7700 0800-283-3901 www.minaslimp.com.br www.desentupidoraimplimp.com.br www.limplimp.com www.minaslimp.com http://desentupidorasembh.blogspot.com
EM BETIM, NOVA LIMA,CONTAGEM, CAETE, SANTA LUZIA, IBIRITE ,VESPASIANO, SABARA, RIBEIRÃO DAS NEVES GRANDE BH BELO HORIZONTE SP SÃO PAULO em BH, Pompéu, Pedro Leopoldo, Barbacena e demais regiões.
A desentupidora dedetizadora mineira: Minas limp Fundada na virada do millenium com método na mais moderna tecnologia mundial com grande impacto tendo variados torpedos de alta pressão sendo vital nos desentupimentos e pontual nos seus horários, sem que rola bosta pelo canal do esgoto.
Atuamos nas Ruas Palmira, São Paulo, Rio de Janeiro, Jaraguá, sendo toda grande Belo
Desentupimentos: Com máquinas profissionais, sondas rotativas, sistema de alta pressão, caminhões limpa fossa, caixa de decantação, caixa de gordura entre outros.
Desinsetização Dedetização: Contra pragas urbanas como, cupim, traça, barata, escorpião etc…
Limpeza e desinfecção de caixas d`água potáveis: Conforme normas técnicas de higienização da COPASA.Para este serviço utilizamos bombas submersas com vazão de até 50.000 litros.
Estação de tratamento própria de lodo de fossa e gordura
14000 14001 18001 Laudo Ambiental
Todos os nossos serviços são executado por funcionários altamente treinados com técnicas modernas, garantindo um padrão de qualidade com um custo otimizado e competitivo; visando segurança e seguindo sempre as normas ambientais na prestação de nossos serviços.
Limpeza de toda e qualquer tipo de rede de esgoto e galerias de água fluvial e pluvial; colunas coletoras; esgotamento de caixa de decantação; esgotamento de inundação; transporte de resíduos de óleo; remoção de resíduos industriais; desentupimento de ralos, pias, tanques. Utilizamos sondas rotativas ou caminhão de hidrojateamento, sem danificar pisos e paredes; temos também caminhão limpa-fossa. Trabalhos com mão de obra especializada, serviço feito com rapidez, qualidade e garantia.

http://www.youtube.com/watch?v=xIfnYFyeBI8