segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Economia nacional deverá ter crescido 0,4% no 2ª trimestre

A Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto (PIB) do Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para um crescimento da economia portuguesa de 0,9% em volume no 2º trimestre de 2008, face ao período homólogo, a mesma taxa registada no trimestre anterior.
Já o PIB no 2º trimestre de 2008 terá aumentado 0,4% face ao trimestre precedente, o que quer dizer que Portugal escapou de uma recessão (dois trimestres seguidos em contracção) por muitas temida.
Segundo o INE, «estes resultados incluem revisões nos valores apurados para os trimestres anteriores, reflectindo a incorporação dos resultados das Contas Nacionais definitivas para o ano 2006 e a actualização da informação de base disponível. Nesta actualização destaca-se a incorporação das versões mais recentes da Balança de Pagamentos e das estatísticas do comércio internacional de bens».
De referir ainda que «as alterações agora efectuadas traduziram-se numa revisão em alta do crescimento do PIB em 0,1 pontos percentuais (p.p.) em 2006 e 2007 face às anteriores estimativas. Relativamente ao 1º trimestre de 2008, a taxa de variação homóloga do PIB manteve-se em 0,9%».
Os resultados correntes das Contas Nacionais Trimestrais do 2º trimestre de 2008 serão divulgados no próximo dia 9 de Setembro de 2008.
Fonte: Agência financeira

Sem comentários: