domingo, 6 de julho de 2008

Comprar e vender casa fica mais simples e barato já este mês

Comprar e vender casa vai passar a ser menos complicado e também mais barato, já a partir do próximo dia 21 de Julho.
As novas regras, que simplificam os procedimentos, já foram publicadas em Diário da República e deverão permitir reduzir os custos do processo até 50%.
As medidas de simplificação, que se enquadram no âmbito do programa Simplex, vêm permitir também uma maior competitividade entre as empresas do sector. Com a alteração, ao contrário do que se passa agora, o cidadão passa a saber, logo desde o início do processo, quanto custam todas as formalidades necessárias à transacção, desde o registo predial às escrituras públicas, da assessoria notarial às certidões, etc.. Algo que pode ser uma verdadeira dor de cabeça para um leigo na matéria.
A partir de agora, por exemplo, o registo predial passa a ter um custo fixo, tal como os diversos actos notariais. A este valor há depois que somar os impostos e o preço cobrado por notário, advogado, solicitador, ou câmara de comércio e indústria, uma vez que todas estas entidades passam a estar autorizadas a realizar estas formalidades, que até agora eram exclusivas dos notários.

Sem comentários: