quinta-feira, 10 de julho de 2008

Governo ajuda famílias mais pobres com quase 80 milhões



Passe escolar a metade do preço e mais apoio financeiro a alunos pobres custam mais de 30 milhões


As medidas recentemente anunciadas pelo Governo para apoiar as famílias com rendimentos mais baixos vão custar aos cofres do Estado perto de 80 milhões de euros.
A estimativa foi feita pelo primeiro-ministro, à saída do debate sobre o Estado da Nação, no Parlamento.
Por um lado, José Sócrates anunciou, durante o próprio debate, o lançamento do «passe escolar», a cerca de metade do preço, uma medida destinada a apoiar as famílias com filhos. A esta junta-se ainda o alargamento do apoio financeiro aos alunos mais pobres, dos primeiro e segundo escalões, através do alargamento da acção social escolar (conhecida como SASE), cujos beneficiários vão triplicar. Estas duas medidas, especificou José Sócrates, vão custar mais de 30 milhões de euros.
Já no que se refere ao aumento das deduções no IRS de despesas com a habitação, para as famílias dos primeiros quatro escalões do IRS, deverão fazer com que entrem nos cofres públicos menos «40 e poucos milhões» de euros.
«Nós decidimos apoiar as famílias em duas linhas que são essenciais (habitação e educação dos filhos)», disse José Sócrates, adiantando que, com estas medidas, o Governo «espera aliviar os encargos das famílias» e reduzir o impacto que os recentes aumentos das taxas de juro e do preço do petróleo está a ter nos seus orçamentos.
O líder do Executivo sublinhou que estas medidas «só foram possíveis graças à consolidação orçamental».
«Neste momento, os portugueses precisam do Estado. E nós pudemos dar esta pequena ajuda. Quem dera poder dar mais», disse ainda José Sócrates.
Fonte: Agência financeira

Sem comentários: