segunda-feira, 7 de julho de 2008

Empresas consideram sistema fiscal «complexo e ineficaz

maioria das empresas (75%) considera o sistema fiscal português complexo e ineficaz, conclui um relatório do Observatório da Competitividade Fiscal, realizado anualmente e apresentado pela Deloitte, no âmbito de um conjunto de iniciativas que incluem um inquérito às 1.000 maiores empresas a operar em Portugal.
De acordo com a edição electrónica do Jornal de Negócios, o relatório elaborado anualmente e apresentado pela Deloitte monitoriza o impacte das medidas fiscais e as suas implicações na competitividade das empresas portuguesas e faz uma avaliação global negativa do sistema fiscal.
«Apesar de algumas vantagens comparativas da economia portuguesa, como a situação geográfica, o acesso ao mercado europeu e o clima, foram identificados fortes obstáculos ao investimento, onde se destacam a carga fiscal e os custos de contexto/burocracia geral», cita o jornal.
O estudo avança algumas sugestões de melhoria. Assim, para a maioria dos inquiridos, seria importante promover uma maior estabilidade da lei fiscal e permitir ao contribuinte obter, em tempo útil, informação prévia vinculativa em relação às suas operações, refere a mesma fonte.

Sem comentários: