sexta-feira, 11 de julho de 2008

Contribuintes vão poder deduzir 879 euros com habitação

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que os contribuintes com menores rendimentos, nos primeiros dois escalões do IRS, poderão ter majorações de 50 por cento na dedução das suas despesas com habitação, passando a deduzir 879 euros.
Falando no debate do estado da Nação, José Sócrates justificou a medida de alteração das deduções fiscais em sede de IRS com despesas de habitação, medida aprovada em Conselho de Ministros, que terá efeitos já em 2009 e que «deverá beneficiar um milhão de agregados familiares».
Segundo o primeiro-ministro, actualmente todos os contribuintes deduzem por igual 586 euros à colecta de IRS, razão pela qual o Governo fará agora duas mudanças.
«A primeira é a de introduzir o princípio da progressividade: os titulares de menores rendimentos deduzirão mais do que os restantes; a segunda é aumentar substancialmente o montante que os contribuintes com menores rendimentos poderão deduzir», apontou.
Desta forma, de acordo com Sócrates, a partir de agora, «os contribuintes dos primeiros e segundo escalões do IRS terão uma majoração de 50 por cento, passando a deduzir 879 euros».
Fonte: Dinheiro digital

Sem comentários: