sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DGS propõe revisão do valor do IVA dos protectores solares

A Direcção Geral da Saúde (DGS) propôs ao Ministério da Saúde a revisão do valor do IVA dos protectores solares, actualmente a 20 por cento e considerados cosméticos, disse à Lusa o director-geral, Francisco George.
«A DGS pediu um parecer a um professor de dermatologia do Porto, de reconhecida competência, para fundamentar uma proposta a apresentar ao Ministério da Saúde [relacionada com o valor do IVA nos protectores solares]», disse à Lusa Francisco George.
O director-geral de saúde adiantou que a proposta foi entregue segunda-feira à ministra da Saúde e advertiu que «não vai contemplar todos os protectores solares por igual».
O dermatologista convidado a formular o parecer, Osvaldo Correia, explicou à Lusa que apresentou à DGS um «ponto de situação da doença [cancro cutâneo] em Portugal», onde recomenda um decréscimo no valor dos protectores solares.
«Não podemos dizer que o creme protector solar evita o aparecimento do cancro cutâneo mas é um instrumento utilizado, entre outros, para o prevenir», explicou o dermatologista para justificar a reavaliação do preço.
Fonte: Dinheiro Digital

Sem comentários: