segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Estado perde 190 milhões por mês nos certificados de aforro

O Estado fica sem 190 milhões de euros de certificados de aforro, mensalmente, comparando Julho a Dezembro de 2007 com Fevereiro a Julho deste ano. A revelação foi feita ao «Correio da Manhã» por Leonor Coutinho, deputada do Partido Socialista e elemento da direcção da Associação Portuguesa de Utilizadores e Consumidores de Produtos Financeiros (SEFIN).
Segundo a mesma fonte, as aplicações em certificados de aforro subiram, mensalmente, 70 milhões de euros de Julho a Dezembro de 2007. Ou seja: nestes instrumentos financeiros, utilizados por muitos portugueses, os depósitos eram superiores aos resgates.
Mas, de Fevereiro a Julho deste ano, as saídas mensais, mais elevadas do que as entradas, somam 120 milhões de euros. Assim, conforme frisou Leonor Coutinho, «o Estado perde 190 milhões de euros por mês» de Julho a Dezembro de 2007 e de Fevereiro a Julho do ano corrente. O que dá a quebra total de 2,28 mil milhões de euros.
A deputada e directora da mencionada associação de consumidores de produtos financeiros lembrou que na referida comparação (de Julho a Dezembro do ano passado e de Fevereiro a Julho de 2008) não deve ser tido em consideração Janeiro deste ano, mês em que houve uma movimentação atípica devido à alteração da taxa de juro.
Em Dezembro de 2007, as aplicações em certificados de aforro totalizavam 18,05 mil milhões de euros; em Julho deste ano, 17,462 mil milhões de euros (menos 588 milhões de euros).
Fonte: Agência financeira

Sem comentários: