quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Portugueses pedem dinheiro emprestado fora de bancos

O número de portugueses que escolhem instituições especializadas para pedir crédito ao consumo está a aumentar e a um ritmo mais acelerado do que nos grandes bancos, cita o «Diário Económico».
Cetelem, GE Consumer Finance, Cofidis, Credifin, Crediagora, algumas das principais empresas do sector a operar no mercado nacional, registaram um crescimento de 24% nos montantes de crédito concedido a clientes no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo. Na banca, o mesmo tipo de empréstimos cresceu 12%.
Segundo o mesmo jornal, a subida de 24% neste tipo de empréstimos mostra que, apesar da confiança dos consumidores e do consumo privado estarem em níveis baixos, a preferência dos portugueses na altura de pedirem um crédito pessoal recai nestas instituições, em detrimento da banca. Analisados os cinco maiores bancos nacionais - CGD, BCP, BES, Santander Totta e BPI - e feitas as contas, os empréstimos aumentaram 12%, no mesmo período, ou seja, metade das empresas especializadas.
Esta realidade explica-se pelo facto deste tipo de empréstimos ser o «core-business» dessas instituições financeiras de crédito, enquanto o negócio da banca é bem mais abrangente. Para além disso, a actual conjuntura económica e financeira beneficia estas empresas.
Fonte: Agência Financeira

Sem comentários: