quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Euribor a seis meses não pára de subir

A Euribor a seis meses, a taxa mais usada como indexante nos contratos de crédito à habitação em Portugal, não pára de subir. Depois de ter registado um novo máximo na quarta-feira, outro recorde foi atingido esta quinta-feira.
A taxa subiu mais uma décima e ficou agora nos 5,167%, o valor mais alto desde Novembro de 2000. Já no mês passado, este indexante tinha registado a média mais alta de sempre, fazendo subir as prestações dos contratos de crédito com revisão marcada para este mês de Agosto.
Por seu lado, a Euribor a três meses subiu também mais uma décima para 4,968%. Apenas a taxa a 12 meses recuou quatro décimas para 5,350%. Este novo máximo da Euribor a seis meses é assim atingido no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as taxas de juro de referência estáveis nos 4,25% por mais um mês.
A instituição monetária tem sido pressionada pela elevada taxa de inflação, que está em máximos na Zona Euro, ultrapassando os 4%, ou seja, mais do dobro do tecto de 2% que o BCE fixou como ideal para garantir a estabilidade de preços, que é o principal objectivo do banco central. No entanto, os analistas acreditam numa inversão da tendência da inflação, agora que os preços das matérias-primas nos mercados internacionais estão a descer. Além disso, a desincentivar grandes subidas da taxa de juro está o abrandamento económico europeu e global, ao qual Portugal não deverá escapar.
O mercado está agora à espera do discurso do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, na conferência de imprensa que, como habitualmente, terá lugar depois da reunião do comité do banco.
Fonte: Agência financeira

Sem comentários: