sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lucros da banca caem 493 milhões

Os resultados líquidos do conjunto dos quatro maiores bancos privados a operar em Portugal, nos primeiros seis meses de 2008, são o espelho de um sector fragilizado pela crise. Santander Totta, BES, BCP e BPI obtiveram menos 493 milhões de euros que no primeiro trimestre de 2007, uma quebra nos lucros equivalente a 43%, ou seja, quase metade do valor facturado no mesmo período de 2007.
Apesar de, no conjunto, os bancos terem lucrado 647,9 milhões de euros no primeiro semestre – 3,6 milhões por dia –, só o Santander Totta registou uma ligeira subida do lucro. Parte das justificações para estes resultados está relacionada com um crescimento do incumprimento de empréstimos, a par da desvalorização das participações financeiras. O crédito malparado obrigou mesmo as instituições financeiras a aumentar o valor de aprovisionamento.
BES COM MENOS 28%
O BES foi o último a apresentar os dados do primeiro semestre. O banco presidido por Ricardo Salgado obteve um lucro de 264,1 milhões de euros, menos 28% que em 2007. Isto porque, ainda que o valor do produto bancário comercial tenha aumentado, os custos operativos foram superiores. Para reverter a tendência dos números, o BES vai introduzir um plano de eficiência energética através do qual pretende poupar 23 milhões de euros até 2010. Só em 2008, o banco quer poupar três milhões de euros.
Ricardo Salgado admite que o BES poderá fazer cortes no pessoal, através de reformas antecipadas na área do ‘back-office’, e vender património. "A solidez financeira da instituição está à frente de tudo e se tivermos que fazer alienação de imóveis faremos."
Fonte: Correio da manhã

Sem comentários: