terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estado perderá 100 M€ em impostos das grandes empresas

A quebra nos lucros das principais empresas portuguesas, que integram o PSI-20, deverá resultar numa diminuição de 100 milhões de euros nos impostos arrecadados pelo Estado no próximo ano, noticia esta terça-feira o Diário Económico.
A queda prevista nos lucros das cotadas do PSI-20 deverá traduzir-se num total de 1,44 mil milhões de euros de impostos arrecadados pelo fisco, menos 6% do que os 1,54 mil milhões recebidos este ano e relativos ao exercício de 2007.
O jornal fez os cálculos tendo por base as previsões de resultados das empresas elaborados por 185 analistas compiladas pela Bloomberg e recorrendo a uma taxa efectiva de IRC de 20,37%, idêntica à registada em 2007. De fora das contas ficaram a EDP Renováveis, que apenas entrou para a bolsa este ano, a Brisa e a Sonaecom, que não pagaram imposto este ano por terem beneficiado de créditos fiscais. As restantes 17 empresas do PSI-20 representam 85% da capitalização do principal índice bolsista e, no ano passado, valeram 28% das receitas em sede de IRC previstas no Orçamento de Estado.
O conjunto dos analistas estima que os resultados antes de impostos das 17 empresas diminuam 4%, para 7,2 mil milhões de euros, devendo os resultados líquidos registar uma quebra de 12%.
Fonte: Dinheiro Digital

Sem comentários: