quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Um em cada três espanhóis teme que a crise os deixe na rua

84% diz-se aberto a novas oportunidades A crise económica está a diminuir as contratações profissionais e, inclusivamente, está a levar algumas empresas a fazer despedimentos, gerando entre os trabalhadores o medo de «ir pararem à rua», de acordo com um estudo realizado pelo portal de emprego «CBJobs.es», citado pelo «Cinco Dias».
Assim, este estudo revela que 22 por cento das empresas efectuou despedimentos no segundo trimestre e que 21% pensa continuar a fazê-lo durante o terceiro, face a 74% que não espera mudanças e a 5% que não sabem o que vai acontecer.
Um terço dos trabalhadores espanhóis teme que se efectuem despedimentos nas suas empresas. Um em cada quatro confessa que está à procura de trabalho e um em cada dez deseja o seu actual trabalho no prazo de seis meses, proporção que alcançaria os 23% se o prazo se estendesse a um ano.
De entre aqueles que procuram activamente um trabalho, 84% assegura estar aberto a um novo emprego se surgisse uma boa oportunidade. Segundo «CBJobs.es», o tempo médio que dedicaram os trabalhadores entrevistados para encontrar a sua última ocupação foi de dois ou mais meses para os 29% e mais de um semestre para os 16%.
De acordo com os resultados deste estudo, mais de metade das empresas espanholas reconhecem que a situação económica as obrigou a reduzir o ritmo de contratações em comparação com o ano de 2007.
Fonte: Agência Financeira

Sem comentários: