segunda-feira, 23 de junho de 2008

Galp voltou a aumentar preços no fim-de-semana

Subida do petróleo e refinados na base das subidas.
A Galp Energia voltou a aumentar o preço dos combustíveis no fim-de-semana, às 00:00 horas de Domingo (dia 22).
Na noite de sábado para domingo, a gasolina ficou 0,9 cêntimos mais cara nos postos da petrolífera portuguesa, e o gasóleo subiu 0,7 cêntimos, disse fonte oficial da empresa à Agência Financeira. A mesma fonte explicou que «a subida dos preços teve em conta o aumento da cotação da matéria-prima na semana anterior, uma vez que as alterações de preços têm sempre como referência a média da cotação da semana anterior».
Mas a Galp não foi a única a aumentar os preços de referência na última semana. Antes dela também a Cepsa tinha aumentado os preços. Fonte oficial da empresa admitiu à Agência Financeira que a última actualização de preços nos postos de abastecimento da marca ocorreu na passada 4ª feira (dia 18), mas recusou-se a especificar de quanto tinha sido essa subida, por uma questão de «política da empresa». A AF apurou, no entanto, que essa subida foi de quatro cêntimos por litro, tanto na gasolina, como no gasóleo.
A Cepsa adquiriu recentemente o negócio da Total em Portugal, mas as duas empresas ainda não têm a mesma política de preços. Por isso, a Agência Financeira contactou também a Total para saber quando foi a última vez que esta empresa actualizou o preço dos seus combustíveis e ficou a saber que foi também no passado fim-de-semana: às 00:00 horas de dia 21, Sábado, a gasolina aumentou meio cêntimo e o gasóleo um cêntimo.
Para além da Galp, Cepsa e Total, também a Repsol subiu os preços na semana passada, embora em valores mais modestos. Às 00:00 horas de 6ª feira (dia 20), os combustíveis da marca, tanto gasolinas como gasóleos, ficaram «mais caros um cêntimo, em sequência da cotação dos produtos refinados», explicou fonte oficial da empresa à Agência Financeira.
A AF contactou também a BP para saber quando foi a sua última actualização de preços. Na noite de 5ª para 6ª feira, a gasolina da BP ficou 0,6 cêntimos mais cara. O gasóleo ficou na mesma.
fonte: Agência financeira

Sem comentários: