sábado, 28 de junho de 2008

Petróleo a caminho dos 150 dólares por barril

Apesar das promessas políticas da Arábia Saudita de que aumentaria a sua produção este mês em 200 mil barris diários e que adicionará mais 300 mil em Julho, os mercados do petróleo não acalmam.
O barril consolidou-se, este final de semana, no patamar dos 140 dólares (inclusive com a variedade Brent europeia mais cara que a norte-americana), e o presidente da OPEP declarou que o barril poderá, nos próximos meses, chegar aos 150-170 dólares. Mas, concede, que não estima que chegue aos 200 dólares.
O presidente em exercício do cartel petrolífero, o argelino Chakib Khelil, disse, em uma entrevista em Paris, esta semana, que a subida para este patamar "não é uma interrogação, mas uma certeza". A OPEP, através das palavras do seu presidente, passou a responsabilidade do disparo dos preços para a desvalorização do dólar e para os "especuladores".
Contudo, soube-se, também, esta semana que as exportações de petróleo do conjunto dos países da OPEP previstas para embarcar nas próximas quatro semanas projectam uma quebra de 60 mil barris diários, segundo a Oil Movements, uma entidade inglesa que segue esses movimentos de "shipping". No caso dos exportadores do Médio Oriente, essa quebra será de 250 mil barris, o que é compensado por aumentos de exportação de outros membros, de outros continentes, da OPEP.
Fonte: Expresso

Sem comentários: